@RTRibeiro


terça-feira, 10 de novembro de 2009

Semma participa de teste de ecotáxis na UFPA


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) participou do teste de ecotáxis, realizado na manhã desta terça-feira (10), em frente ao Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, da Universidade Federal do Pará (UFPA), no campus do Guamá. A ação contou com a parceria de Thomas Mitschein, coordenador do Programa Pobreza e Meio Ambiente (Poema) da UFPA. O evento coincide com a divulgação do estudo que aponta a UFPA como a maior instituição de ensino da Amazônia.
Os ecotáxis serão triciclos utilizados para o transporte rápido dos alunos dentro do campus. Inicialmente, cinqüenta veículos serão disponibilizados para o deslocamento. O projeto também prevê a aquisição de motos que utilizam baterias recarregáveis ao invés de combustíveis fósseis.
A intenção é tirar os jovens do entorno da situação de risco social, inserindo-os na cooperativa de ecotáxis e fortalecendo a comunidade local. As pessoas poderão pedalar dentro do espaço universitário e deixarão o triciclo na saída. O serviço será disponibilizado em vários pontos e funcionará através de aluguel pago por um determinado período de tempo, estimado em cerca de duas horas. O objetivo principal é garantir a utilização de meios de transporte ecologicamente corretos.
O titular da Semma, José Carlos Lima, destacou a informação de que Belém possui um veículo para cada cinco habitantes, mas possui uma área continental menor do que muitos municípios da região amazônica. “O veículo em teste será um transporte ecologicamente correto no período em que o Brasil precisa incutir na sociedade a necessidade de redução do uso de veículos movidos a combustíveis fósseis. O trabalho é realizado pela Assembléia de Deus na Perimetral. A intenção é estender a parceria com outras instituições, como a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). O serviço do ecotáxi estará em pleno funcionamento em 2010”, afirmou José Carlos.
O Pastor Ivaldo Marques, idealizador do projeto, falou que as discussões começaram no mês de setembro na Semma e surgiu a idéia de trazê-lo para a UFPA. “Pacientes que têm consultas médicas marcadas têm maior mobilidade com o uso desses veículos. O espaço do campus chega a ser maior do que muitas cidades. As áreas do Guamá e da Terra Firme enfrentam problemas sociais. A confecção dos triciclos trouxe oportunidade de renda para os jovens da comunidade, sendo um mecanismo de inserção no mercado de trabalho” explicou o pastor.
A aposentada Terezinha Souza disse que esse serviço facilita a vida de pessoas que possuem problemas de locomoção, evitando que elas andem longas distâncias no sol ou chuva e que cheguem atrasadas às suas consultas. “É complicado pegar ônibus para chegar até o Hospital Bettina Ferro. A UFPA deve implantar o serviço para ajudar os idosos”, disse Terezinha.

Texto: Ricardo Teixeira – Ascom Semma
Fotos: Comus/Divulgação
Edição: Comus

Nenhum comentário:

Postar um comentário