Educação ambiental foi o tema da palestra que o secretário municipal de Meio Ambiente, José Carlos Lima, ministrou a estudantes da Escola Mário Barbosa, na Avenida Perimetral, no bairro da Terra Firme nesta quinta-feira,25. O titular da Semma iniciou a palestra chamando a atenção dos alunos para a visão que o astronauta soviéticoYuri Gagarin teve da Terra, na primeira viagem de um homem ao espaço. "Gagarin disse que a Terra é azul e considerou-a como uma “nave frágil”, explicando que isso ocorre devido à composição da camada superficial de gases chamada atmosfera e ao fato de 70% da superfície do planeta ser formada por água", lembrou o secretário.
Numa abordagem ao efeito estufa, José Carlos Lima explicou que a temperatura média na Terra, 14º, provém dos raios solares que chegam à camada de gases presos e formam uma espécie de “capa aconchegante” de cobertura fina e equilíbrio frágil, resultando em um “abraço amigo” sem o qual não haveria a existência de vida no planeta. O aquecimento global foi outro assunto em foco na apresentação do secretário. Lima citou atividades humanas e derrubada da floresta para produção de pastos como causas das mudanças climáticas: “Comer carne, usar transportes automotivos e produzir lixo são ações humanas que afetam o meio ambiente. Incêndios florestais são uma de suas conseqüências. A Semma se preocupa com elas”, declarou o secretário, acrescentando que como efeitos imediatos desse desequilíbrio ocorrem as tsunamis (ondas gigantes), inundações e enchentes. O secretário falou que 23 milhões de pessoas vivem na Amazônia Continental, sendo que 16 milhões moram nas cidades e consomem bens naturais para viver e disse que “vida sem consciência e respeito aumenta a destruição”.
A aluna Larissa Chagas afirmou ter sido bem esclarecida com as informações e pediu que a palestra chegasse a outras escolas.
Após a palestra o secretário José Carlos Lima visitou o Centro Comunitário Bom Jesus, localizado entre a Rua São Domingos e Passagem São João, também na Terra Firme. Em conjunto com líderes comunitários, professor e alunos de curso de informática desenvolvido no espaço, ele percorreu as dependências do centro, onde estão previstas a criação de um blog sobre educação ambiental para a comunidade local e a implantação de uma horta comunitária em parceria com funcionários da Semma.
Texto: Ricardo Teixeira - Assessoria de Comunicação da Semma
Edição: Comus
Nenhum comentário:
Postar um comentário