@RTRibeiro


quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Bosque Rodrigues Alves realiza Semana da Árvore

O Jardim Zoobotânico da Amazônia Bosque Rodrigues Alves, vinculado ao Departamento de Gestão de Áreas Especiais da (DGAE) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), prepara programação especial para a Semana da Árvore, entre os dias 22 e 26 deste mês de setembro. O espaço terá seu auditório, Setor de Educação Ambiental e Extensão Cultural para o desenvolvimento das atividades. As oficinas, palestra, trilhas monitoradas e sessão de vídeos são voltadas para crianças a partir de 07 anos e adolescentes estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e particulares da capital, ocorrendo entre 09h e 11h da manhã.
O evento teve início na manhã desta quarta-feira (23), com a realização de oficina de papel reciclado, para vinte crianças entre 07 e 10 anos das Escolas Bosque, vinculada à Secretaria Municipal de Educação (Semec) e Ruth Passarinho, pertencente à Secretaria Estadual de Educação (Seduc), no Setor de Educação Ambiental e Extensão Cultural. O ministrante foi o Professor Ray Barbosa, do Ecomuseu da Amazônia, que é um projeto da Escola Bosque.
Também foram realizadas as “Trilhas Monitoradas: Flora do Bosque”, com monitoramento do instrutor Anderson Sidney, servidor efetivo da Semma, e da Professora Mary Fernandes, da Escola Bosque. Os alunos conheceram os monumentos, histórias sobre lendas (curupira, iara e mapinguari), animais e o aquário do Jardim Zoobotânico da Amazônia.
A oficina Jardim Botânico Sensorial foi ministrada pelo Engenheiro Agrônomo Sandro Barbosa, que trabalha há dois meses no espaço. “A atual gestão revitalizou o jardim sensorial, que foi criado em 2005, trocando sementeiras e trazendo mudas de plantas medicinais e ornamentais. As cordas com nós e pedaços de madeira cortadas no chão servem como guia manual. Eles usam outros sentidos como tato e olfato para conhecerem a flora da região. Temos o projeto de incluir o paladar através da degustação de chás feitos com extratos das plantas”, afirmou o agrônomo. As técnicas de Cestaria para 20 estudantes tiveram como ministrante a artesã Letícia.
A programação termina nesta sexta-feira (25) com a realização de oficina sobre jardinagem, no horário de 9h às 11h, para 40 alunos de 1ª à 4ª séries do Ensino Fundamental, no Setor de Educação Ambiental e Extensão Cultural. O ministrante será o Engenheiro Agrônomo Sandro Barbosa.

Texto: Ricardo Teixeira – Ascom Semma
Edição: Comus

Nenhum comentário:

Postar um comentário