@RTRibeiro


quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Bosque Rodrigues Alves realiza Semana da Árvore

O Jardim Zoobotânico da Amazônia Bosque Rodrigues Alves, vinculado ao Departamento de Gestão de Áreas Especiais da (DGAE) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), prepara programação especial para a Semana da Árvore, entre os dias 22 e 26 deste mês de setembro. O espaço terá seu auditório, Setor de Educação Ambiental e Extensão Cultural para o desenvolvimento das atividades. As oficinas, palestra, trilhas monitoradas e sessão de vídeos são voltadas para crianças a partir de 07 anos e adolescentes estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e particulares da capital, ocorrendo entre 09h e 11h da manhã.
O evento teve início na manhã desta quarta-feira (23), com a realização de oficina de papel reciclado, para vinte crianças entre 07 e 10 anos das Escolas Bosque, vinculada à Secretaria Municipal de Educação (Semec) e Ruth Passarinho, pertencente à Secretaria Estadual de Educação (Seduc), no Setor de Educação Ambiental e Extensão Cultural. O ministrante foi o Professor Ray Barbosa, do Ecomuseu da Amazônia, que é um projeto da Escola Bosque.
Também foram realizadas as “Trilhas Monitoradas: Flora do Bosque”, com monitoramento do instrutor Anderson Sidney, servidor efetivo da Semma, e da Professora Mary Fernandes, da Escola Bosque. Os alunos conheceram os monumentos, histórias sobre lendas (curupira, iara e mapinguari), animais e o aquário do Jardim Zoobotânico da Amazônia.
A oficina Jardim Botânico Sensorial foi ministrada pelo Engenheiro Agrônomo Sandro Barbosa, que trabalha há dois meses no espaço. “A atual gestão revitalizou o jardim sensorial, que foi criado em 2005, trocando sementeiras e trazendo mudas de plantas medicinais e ornamentais. As cordas com nós e pedaços de madeira cortadas no chão servem como guia manual. Eles usam outros sentidos como tato e olfato para conhecerem a flora da região. Temos o projeto de incluir o paladar através da degustação de chás feitos com extratos das plantas”, afirmou o agrônomo. As técnicas de Cestaria para 20 estudantes tiveram como ministrante a artesã Letícia.
A programação termina nesta sexta-feira (25) com a realização de oficina sobre jardinagem, no horário de 9h às 11h, para 40 alunos de 1ª à 4ª séries do Ensino Fundamental, no Setor de Educação Ambiental e Extensão Cultural. O ministrante será o Engenheiro Agrônomo Sandro Barbosa.

Texto: Ricardo Teixeira – Ascom Semma
Edição: Comus

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Semma participa de treinamento de voluntários para o Círio 2009

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) participou do treinamento de voluntários para o Círio 2009, na manhã desta quarta-feira (23), no Horto Municipal Praça Milton Trindade. A Cruz Vermelha-Filial Pará ministrou o treinamento, que contou com cerca de 100 participantes e carga horária de quatro horas. Entre as temáticas abordadas nos módulos estiveram: primeiros socorros e aspectos de resgates de acidentados, como ressuscitação cardiorrespiratória e massagem cardíaca. Os voluntários efetivos da Cruz, Carlos Eduardo, Henry Brandão e José Ribamar apresentaram as técnicas que deverão ser utilizadas durante o percurso da Trasladação. O trabalho será feito em conjunto com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) e Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica). A Cruz Vermelha é uma entidade internacional que atua em eventos com grande número de participantes no Brasil, como shows e apresentações musicais. Os funcionários serão divididos em funções. Os maqueiros serão responsáveis pelo transporte das vítimas até os Postos de Atendimento. Entre eles, haverá os “abre-caminho”, que pedem aos romeiros se afastem para a passagem dos enfermos. Os lancheiros preparam e distribuem os alimentos aos participantes. Os “registros” são responsáveis por anotarem dados (nome, idade e sexo) dos atendidos, e ocorrências (observações médicas). Além deles, os chamados “busca e paradeiro”, entregam as crianças perdidas aos coordenadores do Posto da Cruz Vermelha para que sejam encaminhadas a um local seguro e posteriormente ao Juizado da Infância e Juventude para procedimentos de localização do responsável. Eles também instruem idosos e turistas, os últimos em parceria com a Companhia Paraense de Turismo (Paratur). Os servidores foram orientados a utilizarem roupas leves, como camisa de algodão e calça jeans, sapatos fechados, comerem frutas, cereais e ingerirem bastante líquido para evitar desidratação, levar um par de luvas, não ingerirem bebida alcoólica na véspera e não tocarem em pessoas que estejam sofrendo descarga elétrica. Os inscritos receberão uniformes, que será um colete da Semma com símbolo da Cruz Vermelha.

Texto: Ricardo Teixeira – Ascom Semma
Edição: Comus

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Semma promove revitalização paisagística na Operação Círio 2009

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) promove revitalização paisagística em diversos logradouros da capital durante a Operação Círio 2009. De acordo com a coordenadora do Departamento de Projetos e Paisagismo da Semma, Camila Miranda, já foi feito o plantio de novas espécies ornamentais de flores e folhagens adaptadas às condições locais ao longo da Avenida Almirante Barroso, nas Praças do Relógio e Felipe Patroni. “Ainda serão trabalhadas a rotatória do Aeroporto e a Praça dos Estivadores. Nossa intenção é chegar até a Praça da República. Para isso, todos os departamentos da Semma estão mobilizados. O processo foi iniciado com a produção de mudas”, explica a coordenadora. Os trabalhos começaram em meados de agosto e têm previsão de término antes do Círio, realizado no dia 11 de outubro.

Texto: Ricardo Teixeira – Ascom Semma
Edição: Comus

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Ambientalistas promovem Dia Mundial Sem Carro

Para chamar a atenção da população de Belém para a sustentabilidade do meio ambiente, ambientalistas promovem nestes dias 21 e 22 de setembro, o Dia Mundial Sem Carro. As atividades são organizadas pela Prefeitura Municipal de Belém, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e Companhia de Transportes de Belém (CTBel), com a participação da Fundação Verde Herbert Daniel, do Núcleo de Meio Ambiente (Numa) da UFPA, Federação Paraense de Ciclismo, Equipe de Aventura Ratos de Trilha e centenas de pessoas engajadas na campanha.
As atividades iniciarão dia 21, a partir das 09 horas, na Estação Gasômetro do Parque da Residência, com palestra sobre a criação e regulamentação do Plano Cicloviário de Belém, realização do Primeiro Encontro da Rede Voluntária de Educação Ambiental de Belém e lançamento do livro “Gestão Sócio-ambiental de Belém: O Desafio Político da Sustentabilidade". Para falar sobre o Plano Cicloviário de Belém, estará presente o vereador Alfredo Sirkis, ex-secretário de Desenvolvimento Urbano e criador do projeto das ciclovias da cidade do Rio de Janeiro. Já no dia 22, além dos debates, farão parte da programação às atividades como campanha educativa por um trânsito mais humano na cidade, com a participação da Rede de Voluntários de Educação Ambiental de Belém e grupo de arte-educadores da Semma, a Galera Jogo Limpo. O Passeio Ciclístico Noturno “Bicicletada” encerra a programação, como forma de apoio a regulamentação do Plano Cicloviário de Belém. A concentração ocorre no Mercado de São Braz, às 19 horas.
Mais do que estimular as pessoas a deixarem seus carros em casa durante um só dia, a idéia da campanha é marcar a luta por um transporte público de qualidade, menor poluição do ar, respeito ao pedestre e pela mobilidade urbana. Qualquer cidadão pode participar das atividades propostas, maiores informações: http://www.belem.pa.gov.br/ / fone: 3039-8120/3039-8100.
Programação
Dia 21/09/2009 (segunda-feira)
Abertura OficialLocal: Estação Gasômetro – Parque da Residência (Av. Magalhães Barata, 830)
Das 09hs às 12hs.Palestra Inaugural: “Ciclovias: Alternativa de Transporte para uma Belém Mais Verde”.Com Alfredo Sirkis, vereador, ex-secretário de Desenvolvimento Urbano e criador do projeto das ciclovias da cidade do Rio de Janeiro.
Das 12hs às 13hs.Lançamento do Livro: “Gestão Sócio-ambiental de Belém: O Desafio Político da Sustentabilidade".
Das 14hs às 18hs.- Primeiro Encontro da Rede Voluntária de Educação Ambiental de Belém;- Lançamento do Programa de Agentes Ambientais Voluntários;- Edital de Pequenos Projetos de Apoio as Iniciativas Locais de Educação Ambiental.
Dia 22/09/2009 (terça-feira)
“Dia de Deixar Seu Carro em Casa, Por Uma Belém Mais Verde”.
- Atividades de Educação Ambiental durante o dia;- Passeio Ciclístico: Concentração às 19 horas em frente ao Mercado de São Braz.
Roteiro: saída do Mercado de São Braz, passado pela José Bonifácio, Governador José Malcher, Nove de Janeiro, Marques de Herval, Dr. Freitas, Protásio de Oliveira, Júlio Cesar, Almirante Barroso em direção ao Entroncamento, Tavares Bastos, João Paulo II no sentido São Braz, encerrando o passeio no Mercado de São Braz.
A programação será transmitida ao vivo pelo site http://proempresa.digitalnet.tv/

Texto: Ricardo Teixeira – Ascom Semma
Edição: Comus

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Semma promove I Concurso Jardins do Círio

Com o objetivo de incentivar e contribuir para o embelezamento da cidade no período da realização das festividades do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) promove o I Concurso Jardins do Círio. Serão premiados os jardins mais bonitos no percurso da procissão. Através do paisagismo como grande aliado na preservação e conservação dos recursos naturais, Belém será chamada à atenção para a questão ambiental, mostrando que um espaço ecologicamente planejado pode proporcionar inúmeros benefícios apenas com a utilização adequada da vegetação no meio urbano. Poderão participar do concurso, todos os imóveis residenciais, condominiais, empresariais e institucionais localizados ao longo do trajeto imediato da procissão, desde a Catedral Metropolitana de Belém até a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. Haverá premiações nas categorias Jardim Residencial, Jardim Condominial, Jardim Empresarial e Jardim Institucional. A primeira e a terceira receberão a quitação do IPTU relativo ao exercício de 2010. Já a segunda e a quarta serão contempladas com a aquisição de doze meses de manutenção paisagística, a ser disponibilizada pela Semma. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Belém,através da Semma, com apoio institucional da Diretoria da Festa de Nazaré, Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Fundação Nazaré de Comunicação, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Pará (Crea-PA), Sindicato das Construtoras do Pará (Sindcon-PA), Câmara Setorial de Flores e Plantas Ornamentais do Pará e Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa). As inscrições serão realizadas no período de 1º a 30 de setembro, das 8h às 14h na sede da Semma, localizada na travessa Quintino Bocaiúva, 2078. Mais informações no site da prefeitura de Belém(www.belem.pa.gov.br) e na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Texto: Ricardo Teixeira – Ascom Semma
Edição: Comus

Semma e CTBEL participam da programação do Dia Mundial sem Carros

Vinte e dois de setembro é o Dia Mundial sem Carros. Para chamar mais uma vez a atenção da população de Belém sobre as questões do meio ambiente e sustentabilidade, ambientalistas locais começam a divulgar a programação prevista para marcar a data. No dia 21, palestra com o tema “Ciclovias: Alternativa de Transporte para uma Belém Mais Verde”, lançamento do livro “Gestão Sócio-Ambiental de Belém: O Desafio Político da Sustentabilidade”, realização do Primeiro Encontro da Rede Voluntária de Educação Ambiental, lançamentos do Programa de Agentes Ambientais Voluntários e Edital de Pequenos Projetos de Apoio às Iniciativas Locais de Educação Ambiental . Essas ações terão a participação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), da Fundação Verde Herbert Daniel e do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA. Para debater o Plano Cicloviário de Belém, a Semma e a Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBEL) contrataram o vereador e ex-secretário de desenvolvimento urbano do Rio de Janeiro, Alfredo Sirkis (PV/RJ), autor da implantação do sistema cicloviário carioca, principalmente o da avenida Atlântica. No dia 22, com o slogan “Deixe seu sonho de consumo em casa, para viver uma cidade mais verde”, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em parceria com a Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBEL), promovem ações que prometem agitar a data. Pela manhã, a Semma realiza atividades de Educação Ambiental durante o dia. Às 19h, ocorre passeio ciclístico com concentração no mercado de São Braz (praça Floriano Peixoto).

Texto: Ricardo Teixeira-Estagiário Ascom/Semma
Edição: Comus

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Semma revitaliza paisagem de Belém na Operação Círio 2009

A revitalização paisagística de espaços públicos como praças, canteiros e vias localizadas nos principais pontos de circulação e visibilidade da cidade é a prioridade da Operação Círio 2009 desenvolvida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). O objetivo é proporcionar aos moradores e visitantes que se preparam para as festividades da quadra nazarena,uma nova imagem da cidade.

A Operação Círio 2009 da Semma será realizada em três etapas, que envolvem atividades de manutenção, levantamento e implantação. As funções estão divididas por equipes.O Departamento de Projetos e Paisagismo fica responsável em analisar o material coletado e definir o projeto a ser executado. Já o Departamento de Levantamento e Fiscalização de execução realiza o levantamento fotográfico, paisagístico e planialtimétrico, além de fiscalizar a execução do projeto. O Departamento Administrativo elabora planilhas, cronogramas e relatórios com a ligação entre as equipes.

A manutenção da primeira etapa abrange três locais: Praça Frei Caetano Brandão, Praça Dom Pedro II e área em frente ao Shopping Center Castanheira. Sua implantação será feita na rotatória do aeroporto e Espaço Ver-o-Rio. O levantamento será realizado nas Avenidas 16 de novembro, Portugal, Presidente Vargas, Nazaré, José Malcher, Assis de Vaconcelos, Castilho França e Praças da República e Sereia.

A implantação da 2ª Etapa será feita nas Praças do Relógio, dos Estivadores, do Pescador e Felipe Patroni. Os locais onde serão feitos o levantamento são: Avenidas Brigadeiro Protásio, Pedro Miranda, Governador José Malcher, Praça do Operário, Orla de Icoaraci e Praça São Sebastião.

A implantação da 3ª e última etapa será realizada na Avenida Visconde de Souza Franco. Seu levantamento será feito nos seguintes locais: Avenidas Alcindo Cacela, 14 de Março, Generalíssimo Deodoro, Serzedelo Corrêa, Assis de Vasconcelos, Gentil Bitencourt, Almirante Barroso, João Paulo II e Travessas Quintino Bocaiúva, Rui Barbosa e Benjamin Constant.

--------------------------------------------------------------------------------
Texto: Ricardo Teixeira – Ascom Semma
Edição: Comus