@RTRibeiro


terça-feira, 25 de agosto de 2009

Programação especial comemora 126 anos do Bosque Rodrigues Alves

Autoridades municipais estiveram presentes

A manhã incluiu várias atrações ao público

Uma extensão programação marcou os 126 anos do Bosque

Uma vasta programação marcou a comemoração dos 126 anos do Bosque Rodrigues Alves, na manhã desta terça-feira (25). As atividades incluíram apresentação teatral da “Galera Jogo Limpo” da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Banda do 2º Bis do Exército Brasileiro, do personagem Jabotigão, exposições de fotos, lançamento de livro sobre a história do local, apresentação musical, coro de parabéns e distribuição de bolo aos presentes. O secretário municipal de Meio Ambiente, José Carlos Lima, esteve presente acompanhado pelo coordenador municipal de Turismo, Wady Khayath, que representou o Prefeito de Belém, Duciomar Costa.
O grupo de arte-educadores da “Galera Jogo Limpo” se apresentou para uma platéia composta por funcionários da Semma, visitantes, jornalistas, pais, professoras e alunos de três centros de ensino: Núcleo de Educação Gente Miúda, Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Anésia e Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Virgínio Libonati.
De acordo com diretor geral, Edílson dos Reis Oliveira, o evento foi planejado por servidores do Jardim Zoobotânico da Amazônia e tem como objetivo conscientizar as crianças para a preservação da mata nativa. “Escolas do entorno enviam ofícios solicitando que técnicos da fauna e flora realizem palestras com a temática ambiental e nós deferimos o pedido”, falou Oliveira, que entregou um livro que recupera história do Bosque para o secretário José Carlos Lima.
Wady Khayath cumprimentou o titular da Semma pela festa e afirmou que Belém tem potencial para o ecoturismo, gerando emprego e renda para a região. “Devemos trabalhar em conjunto para a criação de novos Parques Ecológicos, patrimônio e essência da natureza presente que devem ser preservados para futuras gerações”, opinou o titular da Belemtur.
José Carlos agradeceu o trabalho duro da equipe da Semma e do prefeito Duciomar. “Este é um momento importante para a capital paraense. Na floresta nativa a temperatura é de 4º abaixo da média urbana. Devemos lembrar a importância histórica do Barão de Marajó e Antônio Lemos para a preservação dessa área. A Prefeitura reformou as principais atrações do Jardim, como a Fonte dos Intendentes, Orquidário e Brinquedoteca. O apelo da Semma é para não deixar acabarem com o verde”, afirmou.
Dona Ruth Vaz de Lima, artesã, apresentava exposição de vasos de flores feitos de garrafa pet em stand. Os produtos são resultado da coleta seletiva do lixo do Bosque. “Esse ano vamos ter oficinas de confecção desse material para visitantes, além da montagem de uma árvore na época do Natal. Nossa intenção é transformar todo lixo em arte”, falou a artesã. O coro de parabéns ao som da Banda do Exército e colaboração dos presentes, seguida da distribuição de pedaços de bolo, encerrou a cerimônia.
Texto: Ricardo Teixeira - Ascom Semma
Fotos: Alessandra Serrão
Edição: Comus

Nenhum comentário:

Postar um comentário