@RTRibeiro


domingo, 31 de maio de 2009

Secretário de Meio Ambiente abre 6ª edição do projeto “Jornalismo Ambiental”

A palestra foi conduzida pelo jornalista André Trigueiro, especialista no tema ambiental

O evento reuniu acadêmicos, pesquisadores e
jornalistas no Teatro Gasômetro

O secretário municipal de Meio Ambiente
foi convidado a abrir a 6ª edição do projeto


O Secretário Municipal de Meio Ambiente, José Carlos Lima, abriu a 6ª edição do projeto “Jornalismo Ambiental: os desafios da cobertura na Amazônia”, ocorrido no último sábado, 30, na Estação Gasômetro. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em conjunto com o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), EKO Estratégias em Comunicação e parceria da Clínica Lobo e Projeto Município Verde, apoiou a palestra do jornalista André Trigueiro. Ele comanda o programa “Cidades e Soluções”, da GloboNews, e é especialista no tema ambiental.
O titular da Semma iniciou seu discurso cumprimentando os presentes e convidando todos a participarem do Passeio Ciclístico Ambiental promovido na manhã deste domingo, 31, na abertura da VI Semana Municipal de Meio Ambiente. Procurado pela jornalista Layse Santos, que faz parte da coordenação do ciclo de palestras, José Carlos aceitou apoiar a iniciativa. Em seu pronunciamento o secretário destacou que os amazônidas não concordam com o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) e que um acordo sobre o efeito de recomposição florestal do Zoneamento Econômico Ecológico (ZEE) da BR-163 está em discussão com o Governo do Pará.
Ele citou como exemplo a proposta de se fazer três audiências para debater a criação da represa Parnaíba, no estado do Piauí: uma em Santarém, outra em Belém e outra em Brasília, o que seria inviável devido às grandes distâncias entre os municípios. O secretário disse que debates no Ministério Público Federal (MPF) envolvendo entidades como o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) são importantes para se discutir e mostrar a visão ao mundo e finalizou afirmando que "a maioria das pessoas tem perspectiva para melhorar a qualidade de vida do povo" .
Depois, veio a formação da mesa de debates com a jornalista Adelaide Amaral, professora da Faculdade do Pará-FAP e UFPA; Adalberto Veríssimo, pesquisador Sênior do Imazon e o repórter e apresentador do “Jornal das 10”, da GloboNews, André Trigueiro.
O jornalista começou a palestra alertando que não trazia a fórmula para solução dos problemas ambientais, mas sim um caminho para ela. Em seguida, tratou de uma pesquisa realizada em 2007, e que dizia que 83% da população brasileira vivem em núcleos urbanos e conceituou o termo sustentabilidade como sendo “todo produto que respeita seu limite”. Um vídeo apresentando os melhores momentos de seu programa sobre Meio Ambiente, “Cidades e Soluções”, foi exibido.
Trigueiro apontou a criação de Consórcios Intermunicipais para pensar coletivamente o gerenciamento das tarefas de melhoria da qualidade de vida da população, exemplificando com o caso do consórcio que gera empresas da Área de Saúde – no Rio Grande do Sul – como ajuda ecológica. Com eles, as empresas pagam menos e recebem mais produtos. Ele também falou sobre a necessidade de o fabricante de móvel de São Paulo e Rio de Janeiro pedir notas fiscais para a confirmação do pagamento. O repórter falou sobre o projeto Belém Sustentável 2007, do Imazon, tratando da quantidade de fossas assépticas existentes na capital. Em países desenvolvidos, o lixo é usado em biodigestores para a geração de energia. Por fim, houve palestra com o pesquisador Veríssimo sobre o Imazon e rodada de perguntas sobre os temas discutidos no encontro,seguida de discussões sobre os temas abordados.
Texto: Ricardo Teixeira – Assessoria de Comunicação da Semma
Fotos: João Gomes
Edição: Comus

Nenhum comentário:

Postar um comentário