@RTRibeiro


segunda-feira, 20 de abril de 2009

Semma comemora Dia do Índio com oficinas e danças

O grupo Guardiões do Sol trouxe para o público a dança tribal "Thielly, a índia guerreira"
Portador de necessidades especiais, o índio Pitu impressionou com a arte de pintar com a boca

As crianças que visitaram o Bosque no domingo participaram de oficinas sobre a cultura indígena


Oficina de fabricação de brinquedos de miriti, palestra, dança tribal e apresentações de filmes educativos estiveram entre as atividades que marcaram a programação organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente,no Bosque Rodrigues Alves,para comemorar o Dia do Índio no último domingo,19 “Esta é uma boa oportunidade para mostrarmos como os índios influenciam a sociedade brasileira. Estamos retomando a programação no Bosque pra alavancar a cultura indígena,” destacou Cláudio Mendonça, coordenador do grupo “Guardiões do Sol”, que apresentou a dança tribal “Thielly, a índia guerreira”.
A iniciativa da Semma ganhou a aprovação do público, que prestigiou as oficinas e a apresentação de danças indígenas. Para a dona-de-casa Cristina Duarte, frequentadora habitual do Bosque e mãe da pequena Bruna, de 7 anos, que conhece um pouco da cultura indígena, é também de iniciativas como essa que as pessoas precisam para valorizar os índios. “Gostei muito da programação. Foi muito interessante essa abordagem da cultura indígena,” elogiou, referindo-se à palestra proferida pelo índio Pitú, portador de necessidades especiais que, apesar das limitações não deixa de expressar a sua arte e apresentou quadros que ele pinta utilizando a boca
Dia do Índio: 19 de abril de 1940 foi a data em que os delegados indígenas se reuniram pela primeira vez em assembléia no Congresso Interamericano. Todos os países da América foram convidados a participar dessa celebração. Reunida em Patzcuaro (México), a assembléia aprovou, entre outras propostas, o estabelecimento do Dia do Índio pelos governos dos países americanos. Este dia seria dedicado ao estudo do problema do índio atual pelas diversas instituições de ensino.O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas após a intervenção do Marechal Rondon, a data foi instituída em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas.
Segundo fontes oficiais, o Brasil tem hoje cerca de 560 terras indígenas e aproximadamente 345 mil índios. São 206 povos (ou etnias), concentrados, em sua maioria - 70% do total -, numa parcela da Amazônia Legal que engloba seis Estados: Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Pará.

Texto: Ricardo Teixeira – Assessoria de Comunicação/SEMMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário