@RTRibeiro


quinta-feira, 30 de abril de 2009

MATÉRIA HIPOTÉTICA: Incêndio atinge Mangueirão

Incêndio atinge crianças no Mangueirão

O Estádio conhecido como Olímpico do Pará, ou popularmente como Mangueirão, sofre incêndio na noite desta quinta-feira (30/04). As causas não foram definidas. O Corpo de Bombeiros deslocou suas ambulâncias e o maior contingente de homens para o local. Relatos de testemunhas indicam que pessoas desesperadas se jogam do andar superior e crianças desmaiadas são retiradas por paramédicos. O Mangueirão fica localizado na Rodovia Augusto Montenegro e possui capacidade para 45.127 espectadores.

Bombeiros pedem reforço para conter incêndio no Mangueirão

O incêndio que atinge o Estádio do Mangueirão, iniciado por volta de 19h, ainda não foi controlado pelo Corpo de Bombeiros. Segundo o Comandante do Corpo de Bombeiros, Mário Camarão, há dificuldades para apagar as chamas em virtude do contigente insuficiente e dos hidrantes apresentarem problemas. Já foi solicitado reforço de quartéis da região metropolitana de Belém. No local, ocorria evento da Secretaria Estadual de Educação com crianças do ensino básico da capital e do interior, com cerca de 15.000 pessoas. O número parcial é de 50 feridos, entre elas crianças. As vítimas são encaminhadas para pronto-socorros e hospitais públicos. Devido à sua altura de 75m, muitas pessoas morreram na queda. Ainda existem pessoas presas dentro do estádio.

Secretaria de Educação vai apurar causas de incêndio

Em entrevista por telefone, a Secretária de Educação, Ilze Sena, disse que será feita uma apuração rigorosa das causas do incêndio no Estádio do Mangueirão e se foram feitas vistorias no local. Estavam no local cerca de 20 mil pessoas, entre alunos e professores vindos do interior em ônibus fretados, onde ocorria evento em comemoração à Semana da Páscoa. Muitas crianças estavam sem os pais. A apresentação contava com performances de mágicos quando houve uma forte explosão. Sena afirmou que o clima era de desespero, com pessoas correndo pra escapar do fogo. Ela ainda informou que as aulas na rede estadual de ensino serão suspensas por tempo indeterminado até a conclusão das investigações.

Análise de sites de notícias de acordo com as Fases do Jornalismo On Line

Escolher um site de notícias pouco conhecido e analisá-lo de acordo com as fases do jornalismo on-line.

Fase 1 – Transpositiva ou linear

Site escolhido: “Jornal Pessoal – A agenda amazônica de Lúcio Flávio Pinto” –

O “Jornal Pessoal” é um exemplo de jornalismo linear, pois é uma repetição do que é o impresso, inclusive reproduzindo o formato impresso.


Fase 2 – Metafórica ou hipertextual básica

Site escolhido: “A Tribuna do Norte” -

O jornal “A Tribuna do Norte” é um exemplo da de jornalismo hipertextual básico, pois tem links para notícias que aconteceram no período entre as edições e o e-mail passa a ser utilizado como possibilidade de comunicação entre o jornalista e leito ou entre os leitores.


Fase 3 – Webjornalística ou Hipertextual avançada
Site escolhido: “Oriximiná on-line” -

O site de notícias “Oriximiná on-line” é um exemplo de jornalismo hipertextual avançado, pois é um jornal feito para a Internet, com redação preparada para o ambiente digital.

http://www.oriximinaonline.com.br/2008/

Fase 4 – Colaborativo
Site escolhido: “Slashdot: News for nerds, stuff that matters” -


O site “Slashdot: News for nerds, stuff that matters” é um exemplo de jornalismo colaborativo, pois é um site de notícias tecnológicas abastecido pela colaboração de sua base de usuários.

http://slashdot.org/



segunda-feira, 20 de abril de 2009

Semma comemora Dia do Índio com oficinas e danças

O grupo Guardiões do Sol trouxe para o público a dança tribal "Thielly, a índia guerreira"
Portador de necessidades especiais, o índio Pitu impressionou com a arte de pintar com a boca

As crianças que visitaram o Bosque no domingo participaram de oficinas sobre a cultura indígena


Oficina de fabricação de brinquedos de miriti, palestra, dança tribal e apresentações de filmes educativos estiveram entre as atividades que marcaram a programação organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente,no Bosque Rodrigues Alves,para comemorar o Dia do Índio no último domingo,19 “Esta é uma boa oportunidade para mostrarmos como os índios influenciam a sociedade brasileira. Estamos retomando a programação no Bosque pra alavancar a cultura indígena,” destacou Cláudio Mendonça, coordenador do grupo “Guardiões do Sol”, que apresentou a dança tribal “Thielly, a índia guerreira”.
A iniciativa da Semma ganhou a aprovação do público, que prestigiou as oficinas e a apresentação de danças indígenas. Para a dona-de-casa Cristina Duarte, frequentadora habitual do Bosque e mãe da pequena Bruna, de 7 anos, que conhece um pouco da cultura indígena, é também de iniciativas como essa que as pessoas precisam para valorizar os índios. “Gostei muito da programação. Foi muito interessante essa abordagem da cultura indígena,” elogiou, referindo-se à palestra proferida pelo índio Pitú, portador de necessidades especiais que, apesar das limitações não deixa de expressar a sua arte e apresentou quadros que ele pinta utilizando a boca
Dia do Índio: 19 de abril de 1940 foi a data em que os delegados indígenas se reuniram pela primeira vez em assembléia no Congresso Interamericano. Todos os países da América foram convidados a participar dessa celebração. Reunida em Patzcuaro (México), a assembléia aprovou, entre outras propostas, o estabelecimento do Dia do Índio pelos governos dos países americanos. Este dia seria dedicado ao estudo do problema do índio atual pelas diversas instituições de ensino.O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas após a intervenção do Marechal Rondon, a data foi instituída em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas.
Segundo fontes oficiais, o Brasil tem hoje cerca de 560 terras indígenas e aproximadamente 345 mil índios. São 206 povos (ou etnias), concentrados, em sua maioria - 70% do total -, numa parcela da Amazônia Legal que engloba seis Estados: Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Pará.

Texto: Ricardo Teixeira – Assessoria de Comunicação/SEMMA

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Mandem idéias para a Semana do Meio Ambiente

Ainda não temos site da Secretaria Municipal de Meio Ambiente com interatividade capaz de absorver as opiniões dos internautas, por isso estou aqui pedindo, através do blog, sua opinião sobre coisas que você entende importante para serem abordadas na Semana do Meio Ambiente, que começa dia 31 de maio e vai até o dia 05 de junho.A nossa equipe da SEMMA está preperando a programação e suas ideias serão bem vindas. Basta clicar em comentários e mandar brasa.