@RTRibeiro


sexta-feira, 27 de março de 2009

ORKUT

"Rede social" é líder de usuários no Brasil
O Orkut é a maior rede relacionamento social do mundo, líder de usuários no Brasil. Essa ferramenta possibilitou o contato virtual entre pessoas que não costumam se encontrar pessoalmente todos os dias. Através dele, amigos dos tempos de escola voltam a manter proximidade pelo ciberespaço, encurtando as distâncias geográficas. Até pessoas que nunca se viram na vida acabam descobrindo a intimidade de outras. Todo mundo quer tirar fotos novas para colocar em seus perfis, chegando ao cúmulo da mediocridade de tirarem retratos em frente ao espelho. Outro exemplo que comprova isso são os donos de animais de estimação que criam perfis de seus cães e gatos para arranjarem companheiros de namoro dos bichos.
A questão da visibilidade é outra que atinge quem utiliza a rede mundial de computadores. Se você não tem muita fama entre as rodas da alta sociedade, acaba encontrando seu espaço no Orkut. Qualquer um pode criar sua própria página, incluindo crianças, o que deveria ser proibido, pois o acesso só é permitido a maiores de 18 anos. Fotos da balada do final de semana sempre aparecem no começo da semana, para atualizar as fofocas de quem foi a qual estabelecimento e quem ficou com quem durante a noite. Perfis falsos de pessoas famosas são criados, enganando quem pensa estar na página de seu artista favorito.
Relacionamentos amorosos acabam sendo criados pela internet, onde há valorização da superficialidade, aparência e do falso. Homens mais velhos se passam por mais novos, dizem que são magros e bonitos, iludindo mulheres que buscam o parceiro ideal. O cenário comunicacional contemporâneo acaba estimulando a violência e sexualidade precoce, onde crianças são expostas a conteúdos adultos cada vez mais cedo. As brincadeiras de rua da infância são deixadas de lado por jogos eletrônicos violentos. Isso acaba facilitando a criação de redes de pedofilia, onde adultos se aproveitam da ingenuidade juvenil para molestá-las.
A legislação brasileira precisa acompanhar esse processo urgentemente, pois os crimes cibernéticos só crescem a cada dia. O desvio de dinheiro de contas bancárias através da criação de sites falsos e envio de mensagens com vírus atingem grande parte dos internautas. Os antivírus precisam ser atualizados constantemente, o que nem sempre é garantia de inviolabilidade de dados. Bancos investem cada vez mais em sistemas de segurança e chegam a contratar hackers, para que utilizem seus conhecimentos em prol dos clientes.
Novas leis precisam ser criadas para coibir a divulgação e distribuição de material pornográfico envolvendo crianças e adolescentes. Criminosos chegam a postar fotos com armas e produtos de roubos no Orkut. Os pais precisam estar mais presentes na vida dos filhos, procurando saber que sites eles acessam e com quem conversam. Somente dessa forma haverá diminuição do uso da rede social para o cometimento de ilícitos penais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário