@RTRibeiro


segunda-feira, 30 de março de 2009

Belém entra na luta pela preservação do planeta




Grupos da melhor idade que integram projetos municipais, estudantes, escoteiros, servidores municipais e simpatizantes da causa participaram, na noite do último sábado, 28, em São Brás, da programação que marcou a “Hora do Planeta”, mobilização feita em nível mundial pela rede Rede WWF - World Wildlife Fund e que ganhou o apoio da Prefeitura de Belém. O evento, coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), teve como objetivo apoiar a iniciativa da WWF, que vem alertando a sociedade para a questão do aquecimento global. Pelo palco montado em frente ao Mercado Municipal passaram várias atrações, numa noite marcada por apresentações de dança, arte-educação e um culto ecumênico.

A participação da capital paraense no evento, segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, José Carlos Lima, era imprescindível. "Belém não poderia deixar de aderir à Hora do Planeta. Como moradores da Metrópole da Amazônia, é nossa obrigação nos questionarmos sobre que mundo pretendemos deixar para as futuras gerações e de que forma podemos contribuir para preservar o meio ambiente”, concluiu José Carlos.

Membro do grupo da melhor idade, Virgínia Souza, 71 anos, que freqüenta aulas de danças regionais, fez questão de ressaltar a expectativa que o evento gerou entre os idosos do grupo. "Ensaiamos bastante para essa noite, queríamos fazer bonito para o público e mostrar toda a alegria que sentimos por estar reunidos nesse movimento contra o aquecimento global”, contou. A mesma alegria foi compartilhada por outros idosos, que empolgaram o público com apresentações de carimbó, siriá e lundu. Alunos de escolas municipais também marcaram presença com cartazes que traziam mensagens de alerta para a preservação da natureza.

A programação da noite contou ainda com a exibição de um vídeo que mostrou os impactos da ação predatória do homem sobre as mudanças climáticas. Em seguida, foi celebrado um culto ecumênico em defesa do planeta, e entoados cânticos de louvor. A Banda da Guarda Municipal fez uma participação especial e os arte-educadores da Galera Jogo Limpo aproveitaram a oportunidade para trabalhar a conscientização ambiental junto ao público presente.
A Galera Jogo Limpo utilizou a linguagem circense para abordar o tema preservacionista e ressaltou a omissão de grande parte da sociedade com relação aos problemas que afetam o meio ambiente. Ao apagar das luzes, a Praça Central do Mercado de São Brás foi tomada por personagens montados em pernas-de-pau empunhando tochas de fogo, produzindo um belo espetáculo visual. Ao final da No encerramento da programação, o Arraial do Pavulagem convidou todos a dançarem ritmos tipicamente paraenses.

Texto: Ricardo Teixeira - Assessoria de Comunicação da Semma

Nenhum comentário:

Postar um comentário