@RTRibeiro


segunda-feira, 27 de julho de 2009

Semma homenageia o jornalista e advogado Egydio Salles




A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) prestou uma homenagem póstuma ao jornalista e advogado Egydio Salles, na manhã desta segunda-feira, 27, na Praça Batista Campos. O titular da Semma, José Carlos Lima, fez a leitura da biografia resumida de Salles, cujo texto consta na placa instalada no coreto central, agora denominado “Coreto Egydio Machado Salles”. Amigos e parentes participaram da cerimônia, organizada pela família de Egydio Salles e membros da Associação dos Amigos da Praça Batista Campos.
A cerimônia teve início com uma celebração religiosa pelo Padre Ronaldo Menezes, da Arquidiocese de Belém. A engenheira agrônoma da Semma, Andréa Braga, acompanhou o lançamento das cinzas de Salles no canteiro que circunda a árvore de pau-brasil, cuja muda trazida da Bahia foi plantada por ele, em 2004, nas comemorações pelo centenário da praça. Egydio foi presidente da Associação de Amigos da Praça Batista Campos.
A nomeação do “Coreto Egydio Machado Salles” atende à Legislação 8516, de autoria da deputada Elcione Barbalho. “A Semma foi procurada pela família de Egydio Salles e se prontificou a atender todos os pedidos. Ele foi o exemplo de como a sociedade pode zelar por aquilo que é seu”, afirmou José Carlos Lima. A advogada Ângela Salles, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Pará (OAB-PA) e filha de Egydio Salles agradeceu o apoio e a deferência da Semma.

Texto: Ricardo Teixeira – Ascom Semma
Edição: Comus

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Arraial da Semma anima servidores

O Arraial da Semma animou os servidores
O Arraial da Semma (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) animou os servidores do órgão, na noite desta última sexta-feira (03), o African Bar, localizado na Praça Waldemar Henrique. Bandeirinhas coloridas e participantes vestindo trajes juninos deram o tom da festa, que contou com representantes de vários departamentos. O diretor geral Jorge Veiga representou o titular da Semma, José Carlos Lima, que não pôde comparecer ao evento por se encontrar em viagem à trabalho em Brasília.
A presença de crianças, adultos e idosos tornou o ambiente bem familiar. Comidas típicas como vatapá, maniçoba e mingau de milho foram servidas, além de água, refrigerante, hot dog, bolos de queijo e chocolate. O DJ Scorpion colocou todo mundo para dançar ao som dos ritmos musicais junino, forró, brega e Baile da Saudade.
Também houve sorteio de conjunto de copos e produtos óticos como prêmios, além do “Quadrilhão da Semma” e o “Casamento na Roça”, que permitiu momentos de alegria e interação entre os participantes do Arraial, seus amigos e familiares.



Texto e foto: Ricardo Teixeira – Ascom Semma
Edição: Comus

sábado, 4 de julho de 2009

Meio Ambiente: Semma mantém trabalho na área verde de Belém

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), através do Departamento de Arborização de Logradouros Públicos (DALP), realiza durante o verão deste ano uma programação diária da poda em diversos logradouros da capital. As atividades de serviços gerais envolvem plantio, manutenção e implantação do paisagismo, traçamento de terra, poda e retirada de árvores, retalhamento de troncos, roçagem e limpeza e abertura de covas para o plantio.
Os bairros a serem vistoriados são: Umarizal, Campina, Jurunas, São Brás, Comércio, Marco, Marambaia, Cidade Velha, Condor, Pedreira, Jardim Sideral, Coqueiro, Sacramenta, Souza, Cremação, Telégrafo, Icoaraci e Nova Marambaia.

Texto: Ascom da Semma
Edição: Comus

Semma reforça programação da PMB para o verão

A Operação Verão, que vai mobilizar vários órgãos da Prefeitura de Belém durante o mês julho, terá o reforço da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que programou uma série de ações e atividades destinadas principalmente ao público jovem e infantil. Equipes de arte-educadores da Coordenadoria de Educação Ambiental (CEADC) percorrerão os balneários mais procurados pelos veranistas levando lazer, saúde e orientação. Na capital, a Semma manterá o trabalho de fiscalização e controle ambiental, mas também oferecerá opções de atividades nos espaços que estão sob sua coordenação, como o Bosque Rodrigues Alves.
A Galera Jogo Limpo, ligada à Coordenadoria de Educação Ambiental (CEADC), estará nas praias do Farol, Baía do Sol, Chapéu Virado, Carananduba, Paraíso, Maraú e Praça da Matriz de Mosqueiro, sempre de quinta à domingo, promovendo atividades ludo-ambientais, de saúde e recreação, com atrações como os Palhaços da Natureza, exibição do Cine Semma, teatros e exposições.
Na capital, o Departamento de Controle Ambiental (DCA), em parceria com o Ministério Público Estadual, atuará na fiscalização, verificação de denúncias e vistorias, feitas sempre às sextas-feiras. Aos domingos, de 7h às 13h, fiscais da Semma atuarão no monitoramento da Praça da República, e durante a semana no trabalho rotineiro de averiguação de denúncias e ações de fiscalização. O Departamento de Arborização de Logradouros Públicos (DALP) fará a vistoria diária nos logradouros da capital para verificar a necessidade de poda de vegetais. Também manterá os serviços gerais, como plantio, manutenção e implantação do paisagismo, traçamento de terra, poda e retirada de árvores, retalhamento de troncos, roçagem e limpeza e abertura de covas para o plantio.
No Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves, o Departamento de Gestão de Áreas Especiais (DGAE) está com inscrições abertas para as Trilhas Monitoradas Temáticas e também para as Oficinas de Reciclagem, oferecidas ao longo de todo o ano.

Texto: Ricardo Teixeira - Ascom Semma
Edição: Comus

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Semma divulga relatório de balneabilidade das praias de Belém

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), fará o monitoramento da balneabilidade das praias dos distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro. A análise, feita em parceria com o Laboratório Central da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), avalia se esses locais apresentam condições próprias ou impróprias para o banho dos veranistas. O procedimento será repetido semanalmente durante todo o mês de julho. Segundo o titular da Semma, José Carlos Lima, o primeiro laudo, emitido na última semana de junho, concluiu que as praias do distrito de Cotijuba são as que apresentam melhores condições, seguidas pelas de Mosqueiro e Outeiro, consideradas boas, ou seja, dentro dos padrões recomendados pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Já a praia do Cruzeiro, em Icoaraci, encontra-se inadequada para os banhistas. O problema que afeta o distrito de Iocaraci, segundo o titular da Semma, é histórico e está ligado a diversos fatores, como a explosão demográfica, a proximidade com o porto e a poluição advinda das embarcações e do despejo de esgoto doméstico sem tratamento. Também foi constatado nas análises físico-químicas um alto de teor de ferro em quase todos os locais examinados, mas de acordo com José Carlos isso não acarreta danos à saúde da população. Segundo o secretário, a taxa elevada do metal presente nas mostras coletadas pode ter origem nas fortes chuvas, no assoreamento de margens ou outros fatores, que serão investigados conjuntamente pelos técnicos do Lacen e da Semma. As dezesseis praias monitoradas que serão monitoradas a cada semana são: Icoaraci - Praia do CruzeiroOuteiro - Praia Grande, Barro Branco e BrasíliaCotijuba - Praia do Farol, Vai Quem Quer e Praia FundaMosqueiro - Praia do Chapéu Virado, Murubira, Ariramba, Marahú, Paraíso, Baía do Sol, Praia do Grande e do Farol. De acordo com a assessora técnica do Departamento de Controle Ambiental da Semma, Ivanelma Gomes, as praias do Paraíso e Porto Arthur, em Mosqueiro, não foram monitoradas por estarem localizadas próximas às praias da Baía do Sol, Marahú e Murubira, respectivamente, valendo para aquelas, mesmas as análises efetuadas nessas últimas. Análise - Para obter um resultado preciso são feitas cinco coletas consecutivas, uma a cada semana. Na sexta coleta descarta-se a primeira, restando novamente cinco. A coleta é sempre feita no mesmo local, a aproximadamente um metro de profundidade. Além da coleta, também são acompanhadas as condições climáticas, o vento, a maré, a temperatura e o pH da água, fatores que podem influenciar no resultado de balneabilidade.

Texto: Ricardo Teixeira – Ascom Semma
Edição: Comus